terça-feira, 25 de janeiro de 2011

nov adam




















Há 4 meses atrás numa visita à mini biblioteca da gráfica do meu primo encontrei 3 catálogos tipográficos com um aspecto muito atraente, pois possuíam ilustrações de uma grande riqueza cromática e tinham um nível de sintetização impressionante. Achei por bem cravar os catálogos ao meu primo para olhar melhor para eles. . . Carreguei-os, guardei-os e alimentei-os durante uns tempos até que um dia os mostrei a um amigo que me disse – “BELHO... ATÉ ESTOU ARREPIADO, ISTO É DO TROCHUT”. Aí descobri que tinha em posse três dos quatro catálogos Nov Adam editados ( entre 1936 e 1952) por Joan Trochut e Esteban Trochut Bachmann (pai de Joan).

Quer dizer, não foi bem bem ali, foi na net que descobri a história toda...

No final do séc. XIX, em Espanha, era comum (devido à falta de alternativas) alguns tipógrafos de pequenas empresas alterarem manualmente os tipos de modo a personalizarem os seus trabalhos. No início do séc. XX foram mesmo fundidos tipos em forma de quadrados, círculos e triângulos para auxiliarem os tipógrafos na criação de logotipos e chancelas. Essa também era uma preocupação de Esteban Trochut que criou alguns álbuns de tipografia onde demonstrava a sua interpretação do uso do tipo, ajudando assim os tipógrafos na composição dos seus projectos.


O seu filho Joan estava a par da falta de recursos de baixo custo e procurou desenvolver um sistema tipográfico que pudesse ser utilizado não só em composição de texto mas também para ilustração. Em 1942 lançou a Super Tipo Veloz, um tipo de letra que para além das letras habituais continha uma série de “módulos” que combinados originavam diferentes imagens. Estes módulos (fig.1) eram arabescos com várias curvaturas que permitiam aos tipógrafos desenvolver as suas ideias sem as restrições habituais.

O catálogo Nov Adam (Archivo Documentário de Arte Moderno), fruto do trabalho de Esteban e Joan, era distribuído gratuitamente a todos aqueles que possuíssem o tipo de letra Super Tipo Veloz.

Acho os catálogos muito bonitos. Em posts futuros darei alguns exemplos das ilustrações feitas com estes módulos.

1 comentário: